- SURDOS: VESTÍGIOS CULTURAIS NÃO REGISTRADO NA HISTÓRIA - KARIN LILIAN STROBEL
- PROFESSOR SURDO: A POLÍTICA E A POÉTICA DA TRANSGRESSÃO PEDAGÓGICA - FLAVIANE REIS
- A inclusão de crianças surdas ao Sistema Educacional
- ALTERNATIVOS DE LETRAMENTO PARA SURDOS
- O direito da criança surda de crescer Bilíngüe
- Matemática para Surdo
- Pedagogia Surda - Shirley Vilhalva
- Tradução Cultural: Uma proposta de trabalho para surdos e ouvintes
- REPRESENTAÇÕES LEXICAIS DA LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA - UMA PROPOSTA LEXICOGRÁFICA - Sandra Patrícia de Farias
- O Ensino de Língua Portuguesa em uma escola Especial para surdos - Vanessa de Oliveira Dagostim
- O Bilinguismo e Comunidade Surda - Vanessa de Oliveir Dagostim
- Ouvinte: O Oposto DO Ser Surdo - Gladis Perlin e Ronice Mulher de Quadros
- Olhares de/sobre um adolescente Surdo - Katia Terumi
- Surdez, Bilinguismo e Inclusão: entre o dito, o pretendido e o feito -Maria do Socorro Correia Lima
No processo de letramento da criança surda, o som deve ser dispensado, pois não é necessário ao desenvolvimento do domínio da língua. Embora persista a idéia de associar letra a som, som a letra no processo de letramento, essa concepção dificulta a aprendizagem, tirando o prazer da criança surda de entrar no mundo da escrita e da leitura. Fernandes (2003)
Para os ouvintes, a leitura apresenta, pelo menos em algum nível, relação com os sons das palavras. Para os surdos, entretanto, essa relação não existe, a língua escrita é percebida visualmente, não há associação entre sons e sinais gráficos. Assim, a aquisição da L2 para os surdos acontece de forma silenciosa, graficamente, através de instrução sistemática. QUADROS (1997)
Segundo Fernandes (1990), é fundamental o acesso à Língua de Sinais o mais precocemente possível pois a dificuldade do surdo em adquirir linguagem oral nos primeiros anos, traz consequencias para o seu desenvolvimento mental, emocional e sua integração social.
Conhecer o mundo pela visão significa desenvolver um código visual com o qual os surdos associam significado e significante a partir das informações visuais que extraem do meio.
Shirley Vilhalva
se fosse para comentar sobre este Blog as palavras não caberiam aqui portanto deixo claro que este é um dos melhores em conteúdo e graça, Nelinha está de parabéns...Aos Surdos e Intérpretes de Libras recomendo esta page para esclarecimentos de duvidas...Abraço Nelinha
ResponderExcluirObrigada querida! fiquei muito emocionada com seu carinho que bom que bom gosta do meu trab! abraços e continue conosco temos o canal no you tube trabalhando com surdos.
Excluir