0

Jogo Pedagógico Adaptado em Libras



Como garantir a uma criança surda um currículo que favoreça o seu desenvolvimento na Libras e facilite o processo ensino/aprendizagem numa proposta bilíngue? 

 De acordo com Felipe (1992), o bilinguismo almeja proporcionar ao surdo a condição de utilizar bem as duas línguas: a de sinais e a da comunidade ouvinte, posteriormente escolhendo que língua utilizar para sua comunicação de acordo com a situação em que se encontra. 
Sendo assim, o professor deve buscar maneira de flexibilizar esse currículo, para que o Surdo possa ter acesso as duas Línguas. Venho buscando ao logo de minha carreira encontrar formas de superar as barreiras encontradas, não somente pelas crianças surdas, mas também pelo professores.
 No vídeo trago uma opção de jogo pedagógico adaptado em LIBRAS a partir da reciclagem. 
A atividade vai ajudar na LEITURA, mas também no reconhecimento do sinal, associando imagem/ sinal/ palavra. 3 conceitos importantíssimos para o Surdo adquirir a leitura. Esse jogo também favorece a questão silábica, que podemos aproveitar para testar se o aluno realmente sabe qual a sílaba correta. Por exemplo:
COBRA - CO    TRA
                            PRA
                            BRA
O Surdo precisará analisar qual a terminação correta. Atividades treinando esse tipo de dificuldade, vão fazer o discente não apenas olhar para a palavra e marcar pela letra inicial, mas a pensar antes de responder. 
O professor pode fazer atividade escritas, trabalhando essas palavras, ligando, associando primeira coluna com a segunda, pintando a palavra correta, e depois usa o recurso do rolo com as silabas. É importante ressaltar que a leitura é um treino, e que o Surdo só irá ler se tiver contato com as palavras, sendo um processo demorado, mas que ao final vão mostrar grandes resultados. 






#LIBRASCOMODISCIPLINA #EDUCAÇÃODESURDOS, #PORTUGUESCOMOSEGUNDALINGUA #SALADERECURSO #AEE #BILINGUISMO #AULADELIBRAS #RECURSODIDATIVOADAPTADO #JOGOSADAPTADOSPARASURDOS #ESCOLABILINGUE #LETRASLIBRAS #SURDOS 

0 comentários :

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita não esqueça de deixar seu comentário!!!

 
Voltar ao Topo da Página