0

Adaptando atividades de Leitura e escrita para Surdos

O que  ajuda um Surdo a ler?
O Surdo precisa ter contato com a escrita do Português de forma dinâmica e várias vezes.
Será que se hoje eu trabalhar um tema e amanhã já mudar vai ficar algo de leitura ?
Não. A repetição vai trazer a familiaridade ao Surdo com aquela palavra.
Ah então devo trabalhar sempre com atividades adaptadas em Libras?
Não, primeiramente pode ser trabalhado os sinais relacionando imagem/ palavra/ sinal, depois use somente as imagens e o português porque ele já vai ter relacionado sinal a imagem. Mesmo assim podem ser feito atividades usando LIBRAS e a mesma sem a Libras, assim ele vai ter oportunidade de repetir a mesma atividade de formas e momentos diferentes.
Salientando que devemos parti do todo para as partes. Usar uma história um tema gerador para poder passar para o vocabulário.
Hoje trouxe uns modelos de atividades adaptadas tanto em Libras como simplesmente em português. O importante é ter trabalhado antes os sinais relacionando eles ao português.
Um exemplo:
A cruzadinha abaixo posso fazer ela:
 Dando o banco de dados com palavras e sinal
Só com as imagens dos Materiais escolar sem sinal e sem português;
Só o português.
O importante é ir aumentando a dificuldade, para ele conseguir reconhecer a palavra, mas para isso precisa treinar. Ter contato com essa palavra.

  • Neste de relacionar podemos trabalhar com Relacionar coluna ou Ligar o objetivo vai ser o mesmo.



Trabalhar a formação da palavras também é importante para o aluno pensar sobre a ordem que elas são distribuídas em cada palavra. Vale lembrar que devemos trabalhar sempre com alternativas CORRETAS, para não interferir na aprendizagem do aluno Surdo.
  • Nesta atividade poderíamos ter o desenho no lugar dos sinais. Podemos pensar em mais uma atividade não é mesmo? 


  • Ordenar as palavras também é uma boa atividade, antes de fazer ela escrita faça com Alfabeto Móvel , dando lhe apenas as sílabas exatas para formar a palavra. Isso ajudará ainda mais ele a acertar a atividade escrita.


  • Depois de várias atividades com banco de dados, é hora do aluno escrever sem auxilio, aqui podemos ver o que ele internalizou. Não fique triste se ele não acertar tudo de uma vez, ou conseguir só algumas sílabas, fique feliz esse trabalho é um pouco de cada vez, TRABALHO DE FORMIGUINHA, mas que vale muito apena.

Se gostou das dicas compartilha com seus amigos nas redes sociais. Sempre tem uma professora querendo uma ajuda e sempre haverá um Surdo precisando de adaptações. Forte Abraço. 
Nelinha Soares
nelinhaprofdelibras@gmail.com
Gostou? Não esqueça de compartilhar com seus amigos nas Redes Sociais e também siga -me 

0 comentários :

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita não esqueça de deixar seu comentário!!!

 
Voltar ao Topo da Página