Olá queridos seguidores e visitantes, hoje quero compartilhar com vocês um plano de aula que apliquei quando fiz Pós Graduação em Libras no ano de 2010, para a Disciplina de Português como Segunda Língua para Surdo. Esta é uma área encantadora que poderia ser mais valorizada e ajudaria nosso alunos Surdos aprenderem com mais facilidade o Português escritos. A aula foi desenvolvida com alunos do EJA da antiga escola de Surdos aqui do Acre - CEES
1.Publico
alvo:
EJA 2º Seguimento
2.
Gênero textual: Narrativa – LIVRO Grande Rabanete
3.Conteúdo
gramatical: Sinais
de Pontuação
4.Objetivo:
ü Ler e interpretar o gênero textual
através das atividades apresentadas, culminando com a produção textual.
Objetivos
especifico:
üLer e interpretar o texto conforme será solicitado;
üCompreender a sequência da História do Grande Rabanete;
üAnalisar o conhecimento prévio dos
alunos;
üAmpliar o vocabulário do aluno;
üEscrever o texto conforme a compreensão do aluno.
5.Habilidades
a
serem desenvolvidas/ estratégias:
§
Apresentação do Rabanete e perguntando
aos alunos se ele conhecem, se sabem o sinal, para que serve um Rabanete.
•Explicando para os alunos para que
serve o Rabanete;
•Perguntando se comem salada em suas
principais refeições, se já comeram rabanete?
• Mostrando aos alunos imagens de
saladas com rabanete;
• Depois
das indagações perguntar se eles conhecem a Historia do Grande Rabanete;
• Apresentando o Livro para os alunos explorando a capa e o nome do autor.
• Fazer a contação da
História em LIBRAS, interagindo com os alunos; A
medida que contar a história e os personagem forem fugindo o professor coloca a
imagem do personagem no aluno.
•Fazer a leitura coletiva do texto exposto no quadro;
•Entrega do texto escrito para que os estudantes possam fazer uma leitura individual;
•Solicitando
aos alunos uma interpretação escrita do texto lido;
- Desenvolvimento de atividades: atividades como cruzadinha, caça palavras e outras mais que possam reforçar as palavras usadas no texto;
6.Texto do aluno
8.Relatório/ observações finais
Foi
percebido que a aluna usa algumas regras do português, como também conhece
algumas palavras.
Outro
ponto a ser ressaltado foi a sequência da história, demostrando compreensão do
texto trabalhado. Verificou-se o uso da reticência, mostrando que além dos personagens citados no
texto ainda tinha outros.
0 comentários :
Postar um comentário
Obrigada pela sua visita não esqueça de deixar seu comentário!!!