0

Como trabalhar PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDO - O Grande Rabanete


Olá queridos seguidores e visitantes, hoje quero compartilhar com vocês um plano de aula que apliquei quando fiz Pós Graduação em Libras no ano de 2010,  para a Disciplina de Português como Segunda Língua para Surdo.  Esta é uma área encantadora que poderia ser mais valorizada e ajudaria nosso alunos Surdos aprenderem com mais facilidade o Português escritos. A aula foi desenvolvida com alunos do EJA da antiga escola de Surdos aqui do Acre - CEES


1.Publico alvo: EJA 2º Seguimento

2. Gênero textual:  Narrativa –  LIVRO Grande Rabanete
3.Conteúdo gramatical: Sinais de Pontuação
4.Objetivo:
ü Ler e interpretar o gênero textual através das atividades apresentadas, culminando com a produção textual.
Objetivos especifico:
üLer e interpretar o texto  conforme será solicitado;
üCompreender a sequência da  História do Grande Rabanete;
üAnalisar o conhecimento prévio dos alunos;
üAmpliar o vocabulário do aluno;
üEscrever o texto conforme a compreensão do aluno.
5.Habilidades a serem desenvolvidas/ estratégias:
§ Apresentação do  Rabanete e perguntando aos alunos se ele conhecem, se sabem o sinal, para que serve um Rabanete.




 Explicando para os alunos para que serve o Rabanete;
Perguntando se comem salada em suas principais refeições, se já comeram rabanete?
Mostrando aos alunos imagens de saladas com rabanete;
• Depois das indagações perguntar se eles conhecem a Historia do Grande Rabanete;
 Apresentando o Livro para os alunos explorando a capa e o nome do autor.
• Fazer a contação da História em LIBRAS, interagindo com os alunos; A medida que contar a história e os personagem forem fugindo o professor coloca a imagem do personagem no aluno.


 




Fazer a leitura coletiva do texto exposto no quadro;

Entrega do texto escrito para que os estudantes possam fazer uma leitura individual;




Solicitando aos alunos uma interpretação escrita do texto lido;
Fazer a leitura do que escreveu;


  • Desenvolvimento de atividades: atividades como cruzadinha, caça palavras e outras mais que possam reforçar as palavras usadas no texto;



Solicitar  a produção do texto escrito  pelo aluno  da história do Grande Rabanete.


6.Texto do aluno

8.Relatório/ observações finais
Foi percebido que a aluna usa algumas regras do português, como também conhece algumas palavras.
Outro ponto a ser ressaltado foi a sequência da história, demostrando compreensão do texto trabalhado. Verificou-se o uso da reticência,  mostrando que além dos personagens citados no texto ainda tinha outros.

0 comentários :

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita não esqueça de deixar seu comentário!!!

 
Voltar ao Topo da Página