0

Porto Velho vai implantar escola especial para surdos


O objetivo, segundo Marcos Rocha, é que a escola comece a funcionar a partir de março deste ano, caso não haja qualquer atropelo no cronograma de trabalho.
A prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), está trabalhando na implantação de uma escola especial para surdos. Conforme o secretário Marcos José Rocha, o estabelecimento de ensino, que será o primeiro de Rondônia e um dos primeiros do Brasil a atender especificamente alunos com deficiência auditiva, funcionará no prédio onde funcionava a Escola Pró Ensino, na Avenida Farquar com Costa e Silva.
O objetivo, segundo Marcos Rocha, é que a escola comece a funcionar a partir de março deste ano, caso não haja qualquer atropelo no cronograma de trabalho. A equipe de professores que já está pronta para trabalhar conta, inclusive, com profissionais surdos e especializados em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). A Semed também vai criar uma equipe de profissionais para tratar da transição dos alunos da escola especial para as convencionais.

Marcos Rocha disse, ainda, que a prefeitura pretende levar para a escola especial todos os alunos já matriculados na rede municipal de ensino que são portadores de surdez. “Estamos prontos para receber esses alunos, mas é preciso que os pais queiram e nos procurem”, comentou. A procura, segundo o secretário, já está sendo feita até mesmo por pessoas que moram em outros municípios de Rondônia.

Apesar de ser uma escola especial para portadores de deficiência auditiva, o secretário informa que ela vai funcionar como qualquer outro estabelecimento de ensino, onde os estudantes vão aprender as matérias regulares, a exemplo de português e matemática, além de Libras. Com uma equipe de profissionais especializados, Marcos Rocha avalia que será mais fácil desenvolver o aprendizado. Inicialmente a escola vai funcionar com oito salas de aula.

COMENTÁRIOS

Só duas correções importantes: o termo correto é LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS e não linguagem ok? A Libras foi oficializada com status de Língua através da Lei 10.436/02 e regulamentada através do Decreto 5626/05. Esta escola não será especial e sim ESCOLA BILÍNGUE, onde a Libras será a língua de instrução e a Língua Portuguesa como 2ª língua, na modalidade escrita. Realmente é um avanço, considerando que no Brasil existem cerca de 55 escolas como esta. É importante ressaltar que a criação desta escola contou com a atuação incansável da Associação dos Surdos de Porto Velho - ASPVH e a Associação de Professores, Parentes, Amigos e Intérpretes dos Surdos de Rondônia - APPIS/RO, que acreditam que o melhor para o surdo é ter a educação na sua língua, respeitando as especificidades que uma língua visual requer. E quanto mais cedo, melhor. Estamos todos muito felizes em poder fazer parte deste momento histórico para a educação dos surdos de Rondônia. Avante!

Lene Reis

Fonte: http://www.rondoniadinamica.com/arquivo/porto-velho-vai-implantar-escola-especial-para-surdos,46535.shtml?fb_comment_id=fbc_306438499458889_1349754_306543769448362#f3861191b6df1d

0 comentários :

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita não esqueça de deixar seu comentário!!!

 
Voltar ao Topo da Página