0

Sequências didáticas para serem trabalhadas em escolas inclusivas

Olá amigas, minha nova postagem são Sequências didáticas para serem trabalhadas em escolas inclusivas que tenham sala de recurso, são dois planos um para sala de aula que tem aluno surdo e outro para sala de recurso. Eu junto com algumas professoras de sala de recurso planejamos a Situações espero que gostem.
Colaboradoras: Claúdia Rozário, Jackeline Simon e Shirley Lessa.
Algumas escolas já estão trab. com essas sequências em breve mostro os resultados para vocês. Bjs

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA SALA DE AULA INCLUSIVA


Objetivos:
· Estimular o prazer, o interesse e a satisfação do aluno pelo hábito de leitura;
· Introduzir termos novos, ampliando o vocabulário em português;
· Favorecer o entendimento das características textuais das histórias infantis;
· Compreender a organização temporal da narrativa;
· Reconhecer os tipos de moradia;
· Ler o texto em Libras;
· Apresentar diversos estilos de narrativa em português.

Habilidades:
· Lê histórias infantis com entusiasmo;
· Reconta a história seguindo a seqüência lógica;
· Reconhece as características textuais dos contos;
· Usa novas palavras dentro de um novo contexto;
· Reconhece o tipo de narrador na história;
· Caracteriza os personagens do texto;


Conteúdo
· Leitura
· Identificação dos personagens e elementos do conto;
· Seqüência do texto;
· Reconto;
· Tipos de casas.

Série: Sala de aula
Tempo estimado: 15 dias

Material necessário:
· Livros: Libras e português;
· Cartazes;
· Casa da história;
· Dedoches;
· Fichas com desenhos;
· Xerox;
· Video.

Situação Didática
1ª Etapa
Roda da conversa
· Perguntar aos alunos se eles conhecem os contos de fadas, usando como apoio os livros dos Contos de Fada para que o aluno surdo saiba do que se fala, ele mostra qual das histórias ele conhece.
· Perguntar como começa um conto de fada e como termina;
· Quais as figuras que são indicativas ao conto de fada;
· Listar os contos de fada conhecido.

2ª Etapa
· Apresentar aos alunos a história da mala, perguntar qual a história que poderia ter na mala;
· Tirar da Mala o livro dos Três porquinhos;
· Perguntar se eles conhecem essa história;
· Pedir que cada aluno conte a versão que conhece;
· Em seguida, começar a contar a história usando apenas o livro, no decorrer da história a Profª, vai tirando os personagens da mala, dando vida e movimento ao conto;
· Apresentar através de fichas com desenhos os personagens e elementos da história, e sua representação escrita em português.

3ª Etapa
· Assistir a história em vídeo; Podendo ser em LIBRAS ou Português
· Organizar a história em seqüência temporal usando cartaz com as cenas;
· O aluno surdo reconta a história em Libras;
· Dramatizações para fazer as marcas do narrador;

4ª Etapa
· Preguicinha;
· Cruzadinha;
· Passa tempo;
· Formação de palavras;
· Texto lacunado;
· História fatiada;
· Ordenação das letras;
· Relação figura/nome;
· Produção de texto;
· Organização da história com gravuras;

5ª Etapa
Fazer questionamentos para introduzir os conteúdos dos tipos de casa.
· Se você fosse um dos porquinhos, que material usaria para construir a sua casa? Por quê?
· Você preferia acabar rápido e fazer uma casa fraca ou demorar mais para fazer uma casa forte? Por quê?
· Se você fosse o porquinho mais velho, acolheria seus irmãos em sua casa? Por quê?
· Só existem três tipos de casa?
· Qual seu tipo de moradia?

6ª Etapa
· Listar os diferentes tipos de casa e os materiais para a construção de cada uma;
· Usar cartaz com figuras dos tipos de casa e materiais;
· Utilizando materiais concretos, para ensinar o sinal de cada um;
· Pedir para um aluno identificar quais dos materiais utilizados para construção de casas de madeira e/ ou alvenaria.

7ª Etapa
· Caixa de leitura com várias versões do conto;
· Trabalhar a leitura das diferentes versões para que o aluno possa criar a sua versão na construção do seu livro.

0 comentários :

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita não esqueça de deixar seu comentário!!!

 
Voltar ao Topo da Página