1

Língua Portuguesa como segunda Língua para Surdos

No período de 16 á 20 de Abril estive em um Curso de Língua Portuguesa como segunda língua para Surdo. Com a Professora Doutora: Maria Cristina Pereira Cunha. Quero aqui divulgar alguns materiais que temos disponivel no site da Prefeitura de São Paulo, de autoria da Maria Cristina, que vem a contribuir com todos que trabalham com alunos surdos e que sentem dificuldade em ensinar Língua Portuguesa para surdos. Clique nos livros para BAIXAR






A Secretaria Municipal de Educação de SP, lançou o caderno de orientações didáticas do programa Ler e Escrever "Toda Força ao Primeiro Ano: Contemplando as Especificidades dos Alunos Surdos". O livro tem como finalidade subsidiar os professores que atuam com alunos surdos nas seis Escolas Municipais de Educação Especial (EMEEs) e demais escolas regulares da rede para o planejamento de suas atividades pedagógicas.

A publicação aborda as condições diferenciadas nas quais os alunos surdos adquirem o conhecimento da língua portuguesa, além de trazer informações sobre as conseqüências da surdez no desenvolvimento da oralidade, da leitura e da escrita.

A integração da Educação Especial com o programa Ler e Escrever contempla a comunicação entre professores e alunos por meio da Língua Brasileira de Sinais como meio de desenvolver a capacidade leitora e escritora desses estudantes. As atividades propostas pelo material foram elaboradas a partir de experiências de educadores das escolas especiais da Rede Municipal de Ensino, em parceria com a equipe do Círculo de Leitura e sob a Coordenação da Professora Maria Cristina Pereira.
LÍNGUA PORTUGUESA PARA PESSOA SURDA


Orientações Curriculares e proposição de expectativas de aprendizagem para a Educação Infantil e Ensino Fundamental
LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS- LIBRAS

Orientações Curriculares e proposição de expectativas de aprendizagem para a Educação Infantil e Ensino Fundamental

FONTE: http://educacao.prefeitura.sp.gov.br/

Um comentário :

  1. Ólá, querida amiga!
    Muito obrigada, vc como sempre é d++++, nossa vc nem imagina o quanto eu queria a cópia desses livros, poxa ganhei a semana, muito obrigada, só não baixei agora porque estou em Cruzeiro do Sul, vim presidir uma banca de concurso público para prof. substituto na área de Libras, para o Campus de Cruzeiro do Sul, veja como estamos expandindo fico tão feliz em ver essas coisas acontecer...Por isso estude porque a proxíma pode ser vc, tenha uma excelente semana, bjusssssssssss

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita não esqueça de deixar seu comentário!!!

 
Voltar ao Topo da Página