O ensino da leitura para os alunos surdos não tem sido diferente do que se propõe para os ouvintes. Os alunos surdos entram na escola e são inseridos no trabalho da leitura e escrita, não dispõem dos mesmos recursos linguísticos que os ouvintes, pois estas chegam a escola sem o conhecimento da Língua Portuguesa na qual possam se basear para aprendizagem da leitura e da escrita. Neste sentido, pode-se afirmar que, para a maior parte das crianças surdas, aprender a ler e escrever significa aprender uma Língua. Sendo assim, o professor deve adotar nova metodologia, no caso de trabalhar texto podemos observar alguns procedimentos : Textos interessantes, ricos em imagens que ofereçam apelos visuais sedutores para o aluno, independente do meio de materialização: fotografias, desenhos, caricaturas, cartazes,outdoors, folhetos,
informativos, revistas , jornais, gibis, artes plásticas e cênicas,
vídeos com trechos de programas de TV (novelas, humorísticos,
propagandas...), filmes entre outros.
informativos, revistas , jornais, gibis, artes plásticas e cênicas,
vídeos com trechos de programas de TV (novelas, humorísticos,
propagandas...), filmes entre outros.
Procedimentos Sugeridos
- Analisar e compreender todas as pistas que acompanhem o texto escrito: figuras, desenhos, pintura, enfim, todas as ilustrações;
- Identificar, sempre que possível, nome do autor, lugares, refências temporais e capaciais internas ao texto;
- Explorar os personagens e elementos, antes mesmo da leitura;
- Elaborar uma sinopse antes da leitura do texto;
- Reconhecer elementos paratextuais importantes, tais como: parágrafos, negritos, sublinhados, travessões, legendas, maiúsculas e minúsculas, bem como outros que concorram para o entendimento do que está sendo lido;
- Identificar o gênero textual; Através de comparação.
- Reconhecer e sublinhar palavras - chave
- Utilizar dicionário;
- Substituir itens lexicais complexos por outros familiares;
É importante ressaltar que, para cada texto, há um conjunto de procediemntos adequados á compreensão e, portanto, é impraticável a aplicação de todos os procediementos listados á leitura de um único texto.
Fonte: Ensino de Língua Portuguesa para surdos, e Projeto toda força ao 1º ano
0 comentários :
Postar um comentário
Obrigada pela sua visita não esqueça de deixar seu comentário!!!