0

Nelinha Soares Produtora DIGITAL de Jogos para Alfabetizar Surdos em LIBRAS

 Quem Sou?




Marinélia Soares, ou simplesmente Nelinha, Pedagoga, Pós Graduada em Educação de Surdos/Libras/Interpretação/Tradução, e Formação para professores para a Educação Infantil e o uso da Tecnologia. Acreana, 40 anos, professora, mãe de dois. Apaixonada pela Educação de Surdos. Iniciei minha carreia no Centro Estadual de Apoio ao Surdo – CEES como professora da Educação Infantil no ano 2000. Os primeiros quatro anos pude conviver com surdos de várias idades, perpassando por todas as séries existentes naquela instituição. Na época a Libras ainda não era reconhecida, mas já era utilizada. Poucos sabiam se comunicar, a pouco tempo havia me formado no magistério e estava com todo gás. Meu contato com Surdos vinha de berço, pois minha mãe era docente na mesma escola e agora se tornava colega de trabalho. Como docente de uma escola especial sentia dificuldades de encontrar materiais e atividades para atender os alunos com surdez. A escola não fazia escolha de livro didático e o que nos restava eram doações de livros já usados por outras escolas. Então passei a usar a estratégia de montar meu próprio material através de recorte de livros e de xerox de apostilas de Libras, também contávamos com uma desenhista na escola que ajudava desenhando. Por volta de 2007 passei a trabalhar no Centro de Apoio ao Surdo –CAS/AC no Núcleo de Apoio Pedagógico, desenvolvendo um trabalho de orientação e acompanhamento de professores da rede regular. Desenvolvemos vários Recursos Pedagógicos voltados para o aluno que não era atendido pelo professor intérprete. Até este momento o trabalho era feito de forma manual como desenhos, maquetes, avental, tapetes para contação de história. Um ano antes resolvi criar meu Blog para compartilhar tudo que eu criava. Com o tempo fui levando o que eu sabia para o computador. Aliando a tecnologia a LIBRAS. Descobrindo ferramentas para dar acessibilidade para o educado com deficiência auditiva. Sempre busquei colaborar com aqueles professores que se deparam com uma criança surda e não sabem por onde começar. Sempre foi gratificante receber mensagens com pedidos de ajuda, mas também de agradecimento dos leitores. Não tenho palavras para descrever o que sentia de poder ajudar, e saber que de tão longe eu podia fazer a diferença. Mas esse sonho de poder ajudar se tornou maior, ele se tornou uma obra, que pode chegar mais longe, em lugares que a tecnologia ainda não chegou. No ano 2019 resolvi comercializar ebook com jogos e atividades em LIBRAS, e hoje já tenho 23 e-books com temas variados que ajudam professores a ensinar Libras e Alfabetizar Surdos de uma forma divertida, podendo contar com material de qualidade e não sofrerem como eu no início de carreia. 




Em dezembro de 2021 uma nova conquista, 10 dos meus jogos foram industrializados e o Brasil inteiro poderá ter acesso no formato MDF.  Participamos da 38ª Feira INTERNACIONAL DE BRINQUEDOS ABRIN 2022 e foi um sucesso.







 Atualmente sou Professora de Libras e atuo na equipe da SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, como professora formadora, produzindo recursos para o ensino de LIBRAS em escolas inclusivas, como também ministrando Formação Continuada para Professores de Libras e Professor Bilíngue.  Aplicando um pouco do que sei em curso para profissionais e amantes da Língua de Sinais o ensino de técnicas para adaptar materiais para o ensino de Libras e também para alfabetizar surdos. 
Quer conhecer um pouco do meu trabalho me segue nas redes sociais:
Visita nossa Loja Virtual:






0 comentários :

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita não esqueça de deixar seu comentário!!!

 
Voltar ao Topo da Página