2

2 Sequências Didáticas para trabalhar com Surdos em Sala de Aula










Objetivos:
· Estimular o prazer, o interesse e a satisfação do aluno pelo hábito de leitura;
· Introduzir termos novos, ampliando o vocabulário em português;
· Favorecer o entendimento das características textuais das histórias infantis;
· Compreender a organização temporal da narrativa;
· Reconhecer os tipos de moradia;
· Ler o texto em Libras;
· Apresentar diversos estilos de narrativa em português.

Habilidades:
· Lê histórias infantis com entusiasmo;
· Reconta a história seguindo a seqüência lógica;
· Reconhece as características textuais dos contos;
· Usa novas palavras dentro de um novo contexto;
· Reconhece o tipo de narrador na história;
· Caracteriza os personagens do texto;


Conteúdo
· Leitura
· Identificação dos personagens e elementos do conto;
· Seqüência do texto;
· Reconto;
· Tipos de casas.


Série: Sala de aula
Tempo estimado: 15 dias
Material necessário:
· Livros: Libras e português;
· Cartazes;
· Casa da história;
· Dedoches;
· Fichas com desenhos;
· Xerox;
· Video.

Situação Didática
1ª Etapa
Roda da conversa
· Perguntar aos alunos se eles conhecem os contos de fadas, usando como apoio os livros dos Contos de Fada para que o aluno surdo saiba do que se fala, ele mostra qual das histórias ele conhece.
· Perguntar como começa um conto de fada e como termina;
· Quais as figuras que são indicativas ao conto de fada;
· Listar os contos de fada conhecido.


2ª Etapa
· Apresentar aos alunos a história da mala, perguntar qual a história que poderia ter na mala;
· Tirar da Mala o livro dos Três porquinhos;
· Perguntar se eles conhecem essa história;
· Pedir que cada aluno conte a versão que conhece;
· Em seguida, começar a contar a história usando apenas o livro, no decorrer da história a Profª, vai tirando os personagens da mala, dando vida e movimento ao conto;
· Apresentar através de fichas com desenhos os personagens e elementos da história, e sua representação escrita em português.

3ª Etapa
· Assistir a história em vídeo; Podendo ser em LIBRAS ou Português
· Organizar a história em seqüência temporal usando cartaz com as cenas;
· O aluno surdo reconta a história em Libras;
· Dramatizações para fazer as marcas do narrador;


4ª Etapa
· Preguicinha;
· Cruzadinha;
· Passa tempo;
· Formação de palavras;
· Texto lacunado;
· História fatiada;
· Ordenação das letras;
· Relação figura/nome;
· Produção de texto;
· Organização da história com gravuras;


5ª Etapa
Fazer questionamentos para introduzir os conteúdos dos tipos de casa.
· Se você fosse um dos porquinhos, que material usaria para construir a sua casa? Por quê?
· Você preferia acabar rápido e fazer uma casa fraca ou demorar mais para fazer uma casa forte? Por quê?
· Se você fosse o porquinho mais velho, acolheria seus irmãos em sua casa? Por quê?
· Só existem três tipos de casa?
· Qual seu tipo de moradia?


6ª Etapa
· Listar os diferentes tipos de casa e os materiais para a construção de cada uma;
· Usar cartaz com figuras dos tipos de casa e materiais;
· Utilizando materiais concretos, para ensinar o sinal de cada um;
· Pedir para um aluno identificar quais dos materiais utilizados para construção de casas de madeira e/ ou alvenaria.

7ª Etapa
· Caixa de leitura com várias versões do conto;
·
Trabalhar a leitura das diferentes versões para que o aluno possa criar a sua versão na construção do seu livro.



II SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA SALA DE RECURSO




Objetivos:
· Estimular o prazer, o interesse e a satisfação do aluno pelo hábito de leitura;
· Introduzir termos novos, ampliando o vocabulário em português e LIBRAS;
· Favorecer o entendimento das características textuais das histórias infantis;
· Compreender a organização temporal da narrativa;
· Com preender e interpretar o texto em Libras;
· Reconhecer os tipos de moradia;
· Ler o texto em Libras;
· Apresentar diversos estilos de narrativa em Libras;
· Estimular o uso da Libras como língua que desenvolva o processo cognitivo dos alunos e seu uso, como língua de instrução.

Habilidades:
· Lê histórias infantis com entusiasmo;
· Reconta a história seguindo a seqüência lógica;
· Reconhece as características textuais dos contos;
· Usa novas palavras dentro de um novo contexto;
· Reconhece o tipo de narrador na história;
· Caracteriza os personagens do texto;
· Utiliza a Libras como língua de instrução e os recursos que ela oferece.

Conteúdo· Leitura
· Identificação dos personagens e elementos do conto;
· Seqüência do texto;
· Reconto;
· Tipos de casa;
· Substantivos;
· Adjetivos
· Verbos

Série: Sala de recurso
Tempo estimado: 1 mês

Material necessário:
· Livros: Libras e português;
· Cartazes;
· Casa da história;
· Dedoches;
· Fichas com desenhos;
· Xerox;
· Vídeo.

Situação Didática
1ª Etapa
Roda da conversa
· Perguntar aos alunos se eles conhecem os contos de fadas, usando como apoio os livros dos Contos de Fada;
· Perguntar como começa um conto de fada e como termina;
· Quais as figuras que são indicativas ao conto de fada;
· Listar os contos de fada conhecido.

2ª Etapa
· Apresentar aos alunos a mala da leitura, perguntar qual a história que poderia ter na casa;
· Tirar da mala o livro dos Três porquinhos;
· Perguntar se eles conhecem essa história;
· Pedir que cada aluno conte a versão que conhece;
· Em seguida, começar a contar a história usando apenas o livro, no decorrer da história a Profª, vai tirando os personagens da mala, dando vida e movimento ao conto;
· Apresentar através de fichas com desenhos os personagens e elementos da história, fazendo o sinal correspondente a cada figura, escrevendo no quadro o nome.

3ª Etapa· Assistir a história em vídeo em LIBRAS;
· Organizar a história em seqüência temporal usando cartaz com as cenas;
· O aluno surdo reconta a história em Libras;
· Dramatizações para fazer as marcas do narrador;

4ª Etapa· Preguicinha;
· Cruzadinha;
· Passa tempo;
· Formação de palavras;
· Texto lacunado;
· História fatiada;
· Ordenação das letras;
· Bingo em Libras;
· Relação figura/nome;
· Produção de texto;
· Organização da história com gravuras;
Obs: Todas essas atividades devem estar também em Libras;
A gramática deve ser explorada dentro do texto, na medida que for trabalhando levar o aluno a forma os conceitos gramaticais.
5ª Etapa
Fazer questionamentos para introduzir os conteúdos dos tipos de casa.
· Se você fosse um dos porquinhos, que material usaria para construir a sua casa? Por quê?
· Você preferia acabar rápido e fazer uma casa fraca ou demorar mais para fazer uma casa forte? Por quê?
· Se você fosse o porquinho mais velho, acolheria seus irmãos em sua casa? Por que?
· Só existem três tipos de casa?
· Qual seu tipo de moradia?

6ª Etapa· Listar os diferentes tipos de casa e os materiais para a construção de cada uma;
· Usar cartaz com figuras dos tipos de casa e materiais;
· Utilizando materiais concretos, para ensinar o sinal de cada um;
· Pedir para um aluno identificar quais dos materiais utilizados para construção de casas de madeira e/ ou alvenaria.

7ª Etapa· Caixa de leitura com várias versões do conto;
· Trabalhar a leitura das diferentes versões para que o aluno possa criar a sua versão na construção do seu livro.



HISTÓRIA DA MALA




LIVRO E DEDOCHES



AVENTAL e Elementos da história como: deboche e casinhas


Vídeos em Português e em Libras



SEQUÊNCIA DE IMAGENS 












Estou postando duas sequências didáticas, que eu juntamente com algumas professoras de sala de recurso fizemos para trabalhar com alunos da inclusão em sala de aula e salas de recurso. Colaboradores: Claúdia Rozário , Jackeline  e Shirley Lessa

2 comentários :

  1. Parabéns pelo belo e atento trabalho, Profa. Marinella!! Gostaria que meu filho tivera professores dedicados assim...Teria aproveitado muito mais o tempo que ficou nas classes de alfabetização de surdos! Vc soube explorar todo tipo de recurso visual e expressivo da história, e o elemento casa! Adorei!!

    ResponderExcluir
  2. Maravilhosa,seu trabalho é precioso

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita não esqueça de deixar seu comentário!!!

 
Voltar ao Topo da Página