Um pouco de mim...
Professora
de Libras: Marinélia Soares - Nelinha
Professora
na Educação de Surdos no estado do Acre há 17 anos. Pedagoga,
Especialista Educação
de Surdos/LIBRAS/INTERPRETAÇÃO/TRADUÇÃO. Atuando
atualmente como Professora de Libras na Educação Infantil e Educação
Fundamental pela prefeitura de Rio Branco – Acre.
Já
fiz muitas coisas na Educação de Surdos em meu estado, mas minha grande paixão
é produzir recursos e jogos para facilitar a aprendizagem tanto de surdos,
quanto de ouvintes. Muito bom poder compartilhar um pouco do meu trabalho,
ensinando outros colegas a produzir materiais em Libras ou que possam ajudar o
Surdo na sua caminhada escolar. Não
tenho nenhuma formação especifica para produção de Material, tudo que aprendi a
fazer foi testando e pesquisando novas formas de facilitar esse ensino aprendizagem.
Sou defensora
da divulgação dos materiais para UNIVERSALIZAÇÃO DA LÍNGUA DE SINAIS. E por isso desde o ano 2007 criei o BLOG:
Trabalhando com Surdos, minha grande paixão. No ano de 2010 com o mesmo nome
surgiu o CANAL
no Youtube,
onde posso compartilhar os vídeos que utilizo para ajudar nas aulas de Libras.
ENTREVISTA RESPONDIDA PARA UMA ALUNA DO CURSO DE LETRAS LIBRAS -UFAC
1.Como você avalia o aluno surdo?
A avaliação não deve ser tão
diferente dos colegas ouvintes, pois isso pode gera exclusão. Sempre oriento ao
professor tentar planejar atividades que os surdos e ouvintes farão a mesma,
por exemplo, uma prova pode ser feita mais ilustra com algumas questões
objetivas, isso vai ajudar o aluno surdo, mas também o ouvinte. Com relação a
questões dissertativas devemos ter um olhar diferenciado para não descartar seu
texto apenas porque faltam alguns conectivos. O interprete deve colaborar na
hora dessa correção. Enfim avaliar um surdo deve ter suas flexibilizações, mas
não podem ser tão explicitas para que ele não fique constrangido de ter uma
atividade só para ele.
2. Quais os principais recursos que você
utiliza para o desenvolvimento do seu trabalho?
Atualmente trabalho na equipe
didática administrativa e pedagógica do CAS/Rio Branco, minha principal função
é montar materiais para as aulas de Libras, como também ministrar Formação
Continuada para os Professores de Libras, que atual no Projeto Escola Acessível
Caminhos para o Bilinguismo, nessas formações ensino passo a passo como montar
materiais para as aulas de Libras, metodologia etc. O principal recurso que
utilizo e computador e celular, para montar slides, editar vídeos, tirar fotos
e gravar vídeos. Dificilmente vou para sala de aula ensinar Libras, mas quando
é necessário o notebook ou dinâmicas para prender a atenção das crianças.
3. Em
sua opinião quais as características de um bom professor ou intérprete de
libras?
Ser comprometido acima de tudo. Ter
humildade e esta sempre disponível a ensinar, pois mesmo sendo interprete você
é referência onde estar. Ter ética e respeitar os demais profissionais da área.
4. O que significa a profissão de
professor de libras para você?
Um avanço significativo
para Educação Especial, é uma profissão nova, mas muito importante para o
processo de universalização da Libras. O profissional deve ter uma metodologia
bem inovadora.
5. Como deve ser a didática para
trabalhar com o aluno surdo?
É necessário ver o espaço
que será atendido essa criança.
Em sala de aula comum:
· Apesar de ter o interprete
não significa que o professor deve deixar a responsabilidade com ele. Sempre se
direcionar o aluno e não para o interprete. Incluir o aluno em atividades com
os demais alunos. O professor deve abusar de recursos visuais, atividades
práticas sempre incluindo o aluno surdo. Apesar do professor não dominar libras
ele pode contribuir muito sendo flexível e estando disposto a colaborar com
supostas dicas que o profissional interprete pode dar a ele.
Em sala de Recurso:
· O ideal é um profissional de Atendimento Educacional
Especializado – AEE ter fluência na Língua de Sinais, além disso, é de suma importância
o contato do Professor de Libras surdo, a presença deste profissional na escola
pode colaborar e muito com o desenvolvimento escolar do estudante. A
metodologia do atendimento deve ser nas línguas e o ideal e trabalhar com
projetos, onde o estudante vai ter contato por mais tempo com o tema, e poderá
fornecer ao professor input. Nesse espaço o Português pode ser ensinado como
Segunda Língua, o que traz benefícios ao
Surdo. Enfim a metodologia deve ser na Língua de Sinais e com apoio visual, o
professor deve abusar de estratégias que contribuam com o letramento do Surdo
levando-o ao mundo da leitura e escrita.
6. Qual a importância do ato se planejar
do interprete ou professor de libras junto com os demais profissionais da
escola?
Bem onde trabalho o professor
de Libras não planeja com os demais profissionais da escola, mas sim com a
equipe da Secretaria Municipal de
Educação - SEME. Esse
planejamento é muito importante, afinal nenhuma turma é igual a outra, e a
mudança de dinâmicas e metodologias é necessário.
O interprete é de
suma importância nesse planejamento, pois ele terá de forma antecipada uma
ideia de qual conteúdo será trabalhado nas próximas aulas, nesse momento ele
pode colaborar com o professor dando dicas de como tornar aquele conteúdo
acessível ao Surdo. Claro contamos com barreias neste planejamento:
· O professor pode não se
importar com essas dicas e ate mesmo com o aluno com deficiência
· O planejamento na escola só
e de roteiro, e o interprete acaba não tendo espaço de expor sua opinião.
São barreias que vão surgir afinal você é um
profissional estranho dentro do espaço escolar, mas minha dica é sempre
tentar ser amigo do professor regente, conquiste - o isso vai ajudar esse
profissional te ouvir e não rejeitar sua contribuição. Quando há uma parceria
entre professor e interprete o aluno só tem a ganhar. E creio por experiência
própria que funciona.
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