Como garantir a uma criança surda um currículo que favoreça o seu
desenvolvimento na Libras e facilite o processo ensino/aprendizagem numa
proposta bilíngue?
De acordo com Felipe (1992), o bilinguismo
almeja proporcionar ao surdo a condição de utilizar bem as duas línguas: a de
sinais e a da comunidade ouvinte, posteriormente escolhendo que língua utilizar
para sua comunicação de acordo com a situação em que se encontra.
Sendo assim, o professor deve buscar maneira de
flexibilizar esse currículo, para que o Surdo possa ter acesso as duas
Línguas. Venho buscando ao logo de minha carreira encontrar formas de superar
as barreiras encontradas, não somente pelas crianças surdas, mas também
pelo professores.
No vídeo trago uma opção de jogo pedagógico adaptado em LIBRAS a partir da reciclagem.
A atividade vai ajudar na LEITURA, mas também no reconhecimento do sinal, associando imagem/ sinal/ palavra. 3 conceitos importantíssimos para o Surdo adquirir a leitura. Esse jogo também favorece a questão silábica, que podemos aproveitar para testar se o aluno realmente sabe qual a sílaba correta. Por exemplo:
COBRA - CO TRA
#LIBRASCOMODISCIPLINA #EDUCAÇÃODESURDOS, #PORTUGUESCOMOSEGUNDALINGUA #SALADERECURSO #AEE #BILINGUISMO #AULADELIBRAS #RECURSODIDATIVOADAPTADO #JOGOSADAPTADOSPARASURDOS #ESCOLABILINGUE #LETRASLIBRAS #SURDOS
0 comentários :
Postar um comentário
Obrigada pela sua visita não esqueça de deixar seu comentário!!!